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22 de março de 2011

O Poder da Marca Furacão 2000

A Furacão promove artistas de funk e bailes, lançando discos, CDs e DVDs que contribuíram para a popularização do gênero, desde 1982. Hoje, seus bailes movimentam 150 mil pessoas por fim de semana em cerca de 30 casas de show, no Rio, e seus DVDs alcançam a marca de 75 mil vendidos a cada edição lançada. Além de estar à frente da divulgação do funk, a Furacão 2000 preserva o caráter social do movimento, com seus MCs sempre engajados em obras sociais, palestras e projetos do governo do Rio que visam a melhorias para comunidades.

A marca






Segundo Philip Kotler, “talvez a habilidade mais diferenciadora dos profissionais de marketing é sua habilidade para criar, manter, proteger e enriquecer marcas”. Sendo importante delimitar quais funções podem ser desempenhadas por uma marca.
De forma econômica, a marca facilita as transações, pois torna mais rápida a interpretação e processamento das informações pelo cliente em relação a determinada experiência com o produto ou serviço, acionando ou não suas expectativas de confiança, identificação, ética, satisfação e auto-expressão, servindo como critério de redução de risco na decisão de compra. Para as organizações, a marca bem estruturada melhora a eficiência dos programas mercadológicos, permitindo o desenvolvimento de programas de relacionamento e fidelidade, fornecendo uma diferenciação protegida por lei (registro de marca), facilitando o processamento de pedidos, deixando uma base para a comunicação da imagem corporativa, delimitando um valor de ativo intangível no caso de venda e uma fonte de segmentação eficaz, possibilitando obter maiores retornos e maiores alavancagens comerciais gerando possibilidades para futuras expansões de marca.

Podemos dizer que a marca é ao mesmo tempo uma entidade física e espiritual; ela dá sentido e define a identidade do produto ou serviço no tempo e espaço, extrapolando os atributos físicos incorporando conteúdos psíquicos na mente do consumidor. O posicionamento de uma marca ocupada no inconsciente do consumidor pode ser um grande diferencial competitivo. Um bom motivo para darmos maior atenção à marca furacão 2000 não acha ?

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